folheadoebanhado

| 19.jun.2015 | Postado por

Já ouviu falar sobre joias banhadas ou folheadas? E você sabe qual é a diferença entre elas? Na hora de comprar uma semi joia é muito comum que aconteça essa confusão ou que até mesmo as pessoas achem que são dois termos diferentes para definir um mesmo tipo de joia. Mas na verdade elas têm diferenças sim e nós vamos te explicar quais são:

 

Semi joias folheadas

Como o próprio nome já transmite a ideia, a chamada semi joia folheada, também conhecida como chapeada, passa por um processo de aplicação de uma folha fina de ouro ou prata sobre o metal base. Através de uma forte compressão da folha sobre a peça, o material adere definitivamente.

 

Semi joias banhadas

Já no processo das semi joias banhadas, o metal base é mergulhado em uma solução de sais de ouro que é ligada a uma corrente elétrica. Ao lado dele é mergulhada uma barra de ouro ligada a um outro polo de corrente elétrica. Dessa forma é transportado o ouro pelo líquido e então depositado sobre a peça banhada. Esse processo também pode ser feito com outros metais, como a prata.

É o tempo de imersão que define se a camada “banhada” será mais ou menos espessa. O ideal para que a semi joia tenha uma boa duração é uma camada de no mínimo 0,02 mm de espessura.

 

Atualmente, a maioria das semi joias disponíveis no mercado são banhadas (apesar do termo folheado ser muitas vezes utilizado nesse caso também). No entanto, essas peças recebem apenas um banho de ouro, enquanto que as folheadas recebem mais e, por isso, costumam ser mais resistentes.

 

Aqui na Aura Prata você encontra joias folheadas maravilhosas e que, além de serem lindas, ainda têm uma garantia de um ano. Aproveite!